O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná inaugurou na sexta-feira (15) o Fórum Eleitoral Hermínia Rolim de Moura Lupion, situado na Rua Minervina de Freitas (Vila Brasilinha), próximo a nova rodoviária. O fórum, de número 79 inaugurado no Estado, tem área construída de 250 m² e custou aos cofres federais a soma de R$ 337.528,54.
A implantação de fóruns eleitorais no interior do Paraná faz parte de um projeto pioneiro desenvolvido pelo TRE. Além da unidade piraiense, já se encontram em funcionamentos os fóruns eleitorais de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Colombo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Umuarama, Santo Antônio da Platina, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Paranavaí, Apucarana, Toledo, Campo Largo, Cornélio Procópio, União da Vitória, Araucária, Almirante Tamandaré, Cambé, Pinhais, Pato Branco, Cianorte, Arapongas, Jacarezinho, Marechal Cândido Rondon, Piraquara, São Mateus do Sul, Fazenda Rio Grande, Medianeira, Castro, Bandeirantes, Jaguariaíva, Guaíra, Rolândia, Irati, Rio Negro, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Sarandi, Lapa, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Dois Vizinhos, Capanema, Cruzeiro do Oeste, Matelândia, Ibiporã, Ubiratã, Goioerê, Ibaiti, Corbélia, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Campina Grande do Sul, Rio Branco do Sul, Prudentópolis, Mandaguari, Paranacity, Ribeirão do Pinhal, Nova Londrina, Jandaia do Sul, Imbituva, São Miguel do Iguaçu, Loanda, Colorado, Andirá, Matinhos, Palmas, Santa Helena, Clevelândia, Coronel Vivida, Joaquim Távora e Siqueira Campos.
A missão das novas unidades é de proporcionar um atendimento mais ágil e eficaz ao eleitor. “Com a tecnologia empregada na emissão de títulos, por exemplo, o eleitor aguarda apenas alguns poucos minutos, com conforto, até que sua solicitação seja atendida”, explica o coordenador de Comunicação Social do TRE-PR, Marden Machado.
A obra, iniciada em novembro de 2010, foi construída com recursos do orçamento da União no terreno que foi doado pela Prefeitura de Piraí do Sul. A estrutura oferecida é semelhante a Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, que conta com certificação de qualidade ISO 9001/2000. Atualmente, ao menos 80% do eleitorado paranaense é atendido em centrais como a que agora funciona na cidade.
O Fórum Eleitoral conta na área administrativa com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos e audiência, além de copa e instalações sanitárias. O depósito de urnas serve para o seu armazenamento e para a realização de procedimentos de carga e manutenção, e a central de atendimento ao eleitor é destinada a receber os cidadãos com conforto e agilidade. O espaço conta com ampla área arejada e iluminada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial destinado a portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos.
O chefe do cartório eleitoral de Piraí do Sul, Domício Prates Ribeiro Filho, disse que em média são realizados quinze atendimentos diários, entre pesquisa e realização. Em épocas de pico, principalmente nos dias que antecedem os pleitos eleitorais, esse número se aproxima da casa dos 100 atendimentos por dia.
Histórico
Hermínia Rolim de Moura Lupion nasceu em Piraí do Sul no dia 08 de maio de 1911. Filha de Pedro Rolim de Moura e Maria Joana Hilária Morocini Borba, dedicou-se a promover ações sociais, principalmente durante as décadas de 1940 a 1960.
Foi Presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), fundada em 1942, durante o governo de Getúlio Vargas, que visava ajudar as famílias dos combatentes que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Entre suas realizações destacam-se o Lar das Meninas, que leva seu nome, e a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), ambos em Curitiba, além de inúmeros centros de artes e orfanatos em todas as regiões do Estado, instituições que foram iniciadas graças à sua contribuição financeira e dedicação pessoal. Duas vezes Primeira-Dama do Estado, é sempre lembrada como “Dona Hermínia”, esposa do Governador do Paraná Moysés Lupion, com quem teve três filhos: Leovegilda Lupion Melo, José Ubirajara Lupion e Joana D’Arc Lupion Gandara. Hermínia faleceu em 04 de abril de 1969.