28 de maio de 2011

Fórmula joga hoje no Samuel Milléo

Com início as 20h00 jogam na noite de hoje no Ginásio de Esportes Samuel Milléo as equipes Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira e União Arapoti Futsal, em jogo válido pela primeira rodada do returno da Série Bronze do Paranaense de Futsal.
Ocupando a última colocação do Grupo A, o time da casa busca a primeira vitória na tentativa de se recuperar na competição, enquanto a equipe visitante tentará seu primeiro triunfo fora dos seus domínios.
 


 

27 de maio de 2011

Veja na edição impressa da Gazeta

- Agências bancárias têm cumprido lei que determina prazos para atendimento
- Escolas estaduais debatem o tema violência
- CULTURA: Mr. Nomad foca composições próprias
- MEMÓRIA: Dico relembra algumas das grandes construções da cidade
- Vereadores querem conhecer cronograma de obras para estradas da zona rural
- Maricelso e Tânia elogiam atendimento prestado em creche municipal
- PAINEL POLÍTICO: 
     Maricelso Ribeiro "Para chegar no Capinzal II, só de helicóptero"
     Marcos Krubniki "Chega de palhaçada"
     Sessão da Câmara é marcada pelo bom humor dos vereadores
     Maricelso exige explicações do São Camilo
- ARTIGO: Segurados do INSS podem ter diferenças a receber
- MARCELO MILLÉO: A premonição


Compre amanhã mesmo o seu exemplar na Papel Machê.

Se preferir receber a Gazeta todas as semanas em sua casa, entre em contato pelos telefones (42) 3237-2360/3444 e 9111-4990, ou ainda pelo e-mail pedro_dalcol@hotmail.com e faça sua assinatura.
Enviamos os exemplares a outros municípios.

26 de maio de 2011

Curitiba sedia audiência sobre reforma política nesta sexta

A Comissão Especial da Reforma Política fará audiência pública em Curitiba nesta sexta-feira (27/05) para colher opiniões de entidades da sociedade civil organizada, deputados estaduais, vereadores, prefeitos e da população para o novo modelo eleitoral para o país. O debate será às 10h na Assembleia Legislativa.
Temas como o voto distrital misto, lista preordenada, financiamento púbico de campanha, dois turnos para cidades com mais de 50 mil eleitores estarão na pauta. Os representantes do Paraná na comissão, deputados Sandro Alex (PPS), Rosane Ferreira (PV) e Edmar Arruda (PSC) e Alfredo Kaefer (PSDB) estarão presentes.
A intenção da comissão ao viajar pelo Brasil é contar com a maior participação popular possível. Na região Sul, Curitiba e Porto Alegre sediarão as audiências.
A Câmara já está enviando os convites a deputados estaduais, vereadores, prefeitos, entidades da sociedade civil organizada, Movimento Pró-Paraná, OAB/PR, juristas e especialistas em direito eleitoral. Curitiba será uma das últimas capitais onde serão realizadas audiências públicas.

25 de maio de 2011

Sicredi promove palestra com ex-ministro da Agricultura

Roberto Rodrigues falará sobre a importância do agronegócio e do cooperativismo no estado.

A Sicredi Campos Gerais promove no próximo dia 30 de maio a 6ª edição do ESINT – Encontro Sicredi de Integração Temática. O evento acontece às 20h, na Casa Velha Eventos, em Ponta Grossa, e terá como palestrante o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que falará sobre a importância do agronegócio e do cooperativismo no Paraná.

Este evento é promovido anualmente e tem como objetivo o foco no fortalecimento do relacionamento com os associados e lideres de cada comunidade onde a Sicredi Campos Gerais atua. Segundo o superintendente regional, Márcio Zwierewicz, a expectativa é que mais de 400 associados participem do encontro. “Ao promovermos este evento, demonstramos um diferencial no relacionamento com as comunidades e nossos associados, enfatizando a força de um sistema que cresce mais de 30% ao ano”, destacou.

Para o presidente da Sicredi Campos Gerais, Lauro Osmar Schneider, a difusão dos valores e o desenvolvimento das pessoas são peças chaves para a preservação da instituição como sistema. “E o ESINT cumpre um dos valores do cooperativismo, que é o de proporcionar formação e informação aos associados e às comunidades onde estamos inseridos”.

Para a realização do evento, a Sicredi Campos Gerais conta com o patrocínio da Cooperativa Castrolanda e com o apoio das Cooperativas Batavo e Coopagrícola, e das empresas Force Vigilância e Terceirização, Sulmóbile e da Martins Biazetto Advogados e Consultores Associados.

Os convites para o ESINT são gratuitos e limitados e podem ser obtidos em qualquer unidade de atendimento da Sicredi Campos Gerais.


24 de maio de 2011

Projeto de lei propõe homenagem ao radialista Laertes Milléo

Na sessão ordinária de segunda-feira (16) os vereadores piraienses apresentaram um Projeto de Lei que presta homenagem ao radialista Laertes Almeida Milléo, 76, locutor da Rádio Brotas – AM de Piraí do Sul. O documento concede título de cidadão honorário ao comunicador, destacando os trabalhos desenvolvidos por ele na área jornalística. O projeto deverá ser votado na próxima reunião.
A matéria de autoria da vereadora Tânia Dátola de Mello (PSDB) e co-autoria dos demais vereadores da Casa, enaltece a atuação do radialista, que há mais de cinco décadas presta serviços radiofônicos na cidade. Os parlamentares também destacaram o noticiário das 11h, sob a sua condução, que é muito escutado pela família piraiense.
Para a vereadora Tânia, o radialista é um ‘ícone’ da comunicação da região. Ela considera justa a homenagem pela contribuição social do comunicador à toda população piraiense. “Laertes é um cidadão de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, apresenta elevada contribuição do setor de comunicação e da cultura de nossos munícipes. Temos motivos suficientes para indicar e conceder esta homenagem”, justifica a vereadora.
Lartes Milléo nasceu em Castro e constituiu família em Piraí do Sul, onde reside desde 1942, quando tinha sete anos. 

Fonte: Assessoria de Comunicação CMPS

23 de maio de 2011

Sinto vergonha de mim

Compartilho com os leitores, pela primeira vez, o vídeo recebido de um bom amigo. Espero que gostem. 
Abraço a todos!

21 de maio de 2011

Fórmula termina primeira fase na lanterna do grupo

Cinco jogos. Cinco derrotas.
Com a partida realizada a pouco no Ginásio de Esportes Samuel Milléo contra a equipe da Prefeitura Municipal de Castro/Nano Embalagens, o Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira encerrou a primeira fase do Grupo A da Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal com a pior campanha da chave.
A derrota por 2 a 1 para o time castrense afasta ainda mais a possibilidade de classificação entre os quatro primeiros do grupo. Na segunda fase o Fórmula tem três compromissos fora de casa (Irati, Ivaí e Castro) e apenas duas partidas em seus domínios (São Mateus do Sul e Arapoti).
O jogo de hoje foi bastante disputado, porém a melhor disposição dos jogadores da equipe visitante prevaleceu em alguns instantes da partida. Em duas falhas de marcação Castro abriu o placar em 2 a 0. Mesmo descontando no final da partida, o Fórmula não teve forças para chegar ao empate.
Na próxima semana a equipe piraiense visita o Assifusa/Irati em jogo válido pela primeira rodada do returno da competição.

19 de maio de 2011

Receita Federal bate recorde histórico de arrecadação

Neste mês de abril de 2011 a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa bateu o recorde histórico de arrecadação na região. Ao todo foram arrecadados R$ 213,67 milhões em tributos fazendários e previdenciários. O valor é 16 % maior que o registrado em abril de 2010 e 5,7 % superior ao recorde anterior, de Dezembro de 2010.
Com relação ao mês de abril, o Delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Gustavo Luis Horn, destaca que é comum que a arrecadação seja bastante expressiva, por conta do período de entrega das declarações de imposto de renda e vencimento da primeira quota ou quota única do saldo de imposto a pagar. Outro ponto que deve ser salientado é o crescimento de cerca de 20% na arrecadação de PIS e COFINS, tributos recolhidos pelas empresas e calculados sob o faturamento, que refletem o aumento do consumo na região.
O bom número alcançado reflete o bom momento da economia da região e a atuação da Receita Federal no cumprimento de sua missão.

18 de maio de 2011

Algum dos seus dentes já doeu um dia?

A que ponto chegamos

Na tarde de hoje recebi ligação de minha esposa, que trabalha no Colégio Estadual Rivadávia Vargas, perguntando se eu poderia participar de uma ação que estavam criando entre as profissionais da escola para encaminhar uma de suas crianças ao dentista.
Ela me disse que o menino - não perguntei a idade, mas creio que não tenha muito mais que dez anos - estava com o dente quebrado e se queixando de fortes dores.
Questionado se já havia procurado atendimento, ele disse que sim e que marcou consulta pelo município para o dia 17 de JUNHO.
Pensem: quem já teve dor de dente sabe que ela é uma das piores que existe. Eu tive e sei muito bem disso, como, aliás, a maioria das pessoas deve saber. Agora, imaginem-se obrigados a ter de esperar por praticamente UM MÊS para serem atendidos. Esse seria o tempo que o garoto teria de suportar até que chegasse sua vez de consultar.
Isso é uma falta de vergonha com o povo, falta de respeito com os cidadãos, canalhice (para não dizer outra coisa) das bravas.
Emprega-se tanto dinheiro público em porcaria, coisas sem sentido, quando as verdadeiras necessidades da população não são atendidas.
Gasta-se em festas mirabolantes e não se garante o acesso a saúde pública de qualidade.
Compram-se livros do Positivo e consultores são contratados na educação quando os professores estão à míngua e os estagiários não recebem.
Arcam despesas anuais que ultrapassam a casa do meio milhão de reais em publicidade com a desculpa esfarrapada que precisam "divulgar o turismo", esquecendo-se de oportunizar condições decentes de vida ao nosso povo. Esquecem da gente, esquecem do menino cujo dente dói...
Não duvido nada que tentarão espalhar por aí que tinham contratado uma dentista, mas que por culpa dos intrometidos dos irmãos Dalcol, com o apoio da cidadã Tânia Dátola de Mello, tiveram de suspender o seu contrato. 
Tenho quase certeza que jogarão a culpa de mais esta mutreta em nossas costas.
Quero ver é se terão coragem de contar também os porquês da justiça ter suspendido tal contrato. Quero ver o prefeito e sua equipe dizendo que isso ocorreu porque ele queria pagar mais de R$ 17 mil mensais a sua nora, que é casada com o seu filho mais velho. Será que isso eles falarão?
Gostaria de ver ele espalhando por aí que enquanto pagaria R$ 168 mil à nora, os médicos ganhariam apenas R$ 46,8 mil. Queria ver o prefeito explicar porque o serviço de sua parente vale mais que o serviço de um médico.
Queria ver ainda eles falando que o contratos dos médicos não foram suspensos, mas, sim, apenas o prestado por sua nora.
Enfim, queria ver ele fazendo mais do que fala.
Tomamos a medida que achamos ser a mais correta por entender que nenhum piraiense de bem gostaria de ver a família do prefeito sendo beneficiada assim, na cara dura.
O que a nora de Toto receberia (como dentista) em nove meses e meio seria suficiente para pagar um trabalhador que ganha um salário mínimo por mês por incríveis 308 meses, ou ainda 25 anos e meio. Ou seja, durante praticamente toda sua vida laboral.
Há quem ache isso certo.
Por acharmos errado, resolvemos denunciar o caso à justiça e ao Legislativo, poderes aos quais compete analisar a legitimidade ou não do ato.
Sabedores de nossos deveres, fizemos a nossa parte cientes que se no futuro for comprovado que nada havia de errado nessas contratações, seremos decentes o bastante para reconhecermos. Do contrário, dormiremos ainda mais tranquilos que hoje.
Independentemente de tudo isso, queria dizer que é uma vergonha vermos tantas coisas erradas e não podermos fazer nada. Chega a ser triste, chega a doer.
O menino de hoje já foi ao dentista, teve seu medicamento comprado e terá o seu dentinho extraído nos próximos dias.
O que mais me indigna é o fato de saber que muitas outras crianças não terão a mesma sorte, que continuarão a ser vítimas do descaso e castigadas por um sistema podre que usa todos os nossos recursos (sim, nós bancamos todas as regalias dos políticos, para não dizer bandidos) como bem quer e entende, beneficiando a poucos e castigando a grande massa.
Penso num futuro melhor, mas confesso, chego a desanimar diante de tantas aberrações que presenciamos no presente. Nem coragem de pedir a Deus que as coisas melhorem eu tenho mais, afinal, a Sua decepção conosco deve ser gigantesca.
Enquanto as coisas não mudam (e quando digo isso não me refiro apenas a Piraí), por mais que frustrações como essa batam à nossa porta, devemos continuar em pé, obstinados e pensando que o mundo um dia pode e vai ser melhor.
Se assim não agirmos, nossa existência não terá mais valor algum.

17 de maio de 2011

Leia amanhã na Gazeta de Pirahy

- Toto contrata empresa que pertence a sua nora
- Justiça suspende contratos da prefeitura 
- Vereadores irão apurar denúncia
- Maricelso Ribeiro defende interesses dos professores
- Conheça os documentos que embasaram a denúncia contra a administração
- Câmara aceita pedido e Toto passará por processo de cassação
- Mesmo com redução no preço do etanol, gasolina ainda é o melhor negócio
- Dalney Bueno quer saber da Sanepar o porque da paralisação das obras do Jardim Manoel Izidoro


MEMÓRIA
- Coluna Piraí por Fotografia fala sobre o futebol piraiense


COLUNA DO PEDRINHO DALCOL
- Menino de menos de 10 anos desentope bueino no Jardim Fidélis Maciel
- Prefeito desconhece anseios da população

16 de maio de 2011

Câmara recebe pedido de cassação de Toto

Por 5 votos a 3 os vereadores da Câmara Municipal de Piraí do Sul aprovaram o recebimento do requerimento que pede a cassação do mandato do prefeito Antonio El Achkar.
Após a votação, seguindo o que preceitua o regimento interno do Legislativo, foram sorteados os três membros da comissão que será responsável pela elaboração do relatório que deverá ser levado para votação em plenário dentro do prazo máximo de 30 dias após sua publicação.
Cabe agora aos vereadores Marcos Krubniki (presidente), Tânia Dátola de Mello (relatora) e Henrique Kusdra (membro) decidirem pelo pedido ou não da cassação de Toto, após analisarem as denúncias em que o prefeito teria cometido ato ilícito ao contratar a empresa de sua nora por R$ 168 mil, sem licitação, para o período de nove meses e meio.
Se a Comissão concordar com a denúncia, os vereadores votarão secretamente a cassação do prefeito. Para que isso ocorra serão necessários dois terços dos votos da Casa.
Essa é a primeira vez na história da cidade em que o prefeito passará por processo do gênero.

14 de maio de 2011

FUTSAL - Piraienses jogam em Arapoti na noite de hoje

Com início programado para as 20 horas, as equipes do Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira e União Arapoti Futsal se enfrentam no Ginásio de Esportes Chapelão, em Arapoti, em jogo válido pela 4ª rodada da Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal, depois de serem derrotados na rodada anterior. Enquanto a equipe piraiense foi superada em seus domínios por um dos líderes da chave, o Ivaí/Prefeitura Municipal/Kadesh, o União Arapoti perdeu fora de casa para a Prefeitura Municipal de Castro/Nano Embalagens.

O resultado da partida você confere aqui logo ao final disputa.

Clube Piraiense realiza Festa à Fantasia

No dia 28 de maio acontece nos salões do Clube Piraiense a segunda edição da melhor festa à fantasia da cidade: a Pyramorfose.
O evento, terceiro realizado pela nova diretoria do clube, contará com animação da Banda Sttagio Final e participação do DJ Toto.
Confira os detalhes da festa no cartaz de divulgação (clique sobre a arte para vê-lo ampliado).


Maiores informações poderão ser obtidas junto a secretaria do Clube Piraiense, ou ainda pelo telefone 3237-1296.

13 de maio de 2011

Durante sessão itinerante, deputado Plauto avalia primeiras ações da nova mesa diretora da Assembleia

O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa 
 do Paraná, fez um balanço dos três primeiros meses de atuação da nova 
 Mesa Executiva na Casa, durante a sessão de interiorização, realizada na 
 noite dessa quarta-feira (11), em Ponta Grossa. Responsável pela 
 administração do Legislativo, o parlamentar lembrou que o trabalho 
 rigoroso que vem sendo desenvolvido resultou numa economia de R$ 10,2 
 milhões, recursos que serão devolvidos pelos deputados ao Governo do 
 Estado, na próxima segunda-feira (16).
 Durante a sessão, o governador Beto Richa foi comunicado da devolução 
 do dinheiro e recebeu o pedido para que os recursos sejam aplicados na 
 compra de ambulâncias. Como uma ambulância custa R$ 80 mil, em média, os 
 R$ 10,2 milhões economizados pela Assembleia poderão viabilizar a 
 aquisição de aproximadamente 120 veículos para transporte de pacientes.
 Plauto Miró falou às dezenas de pessoas que lotaram o plenário e as 
 galerias da Câmara Municipal de Ponta Grossa que as primeiras medidas 
 adotadas pela Mesa Executiva foram o afastamento dos antigos seguranças 
 e a criação do Gabinete Militar. Ele lembrou que em seguida foi fechada 
 a gráfica que funcionava dentro do prédio da Assembleia. Desde então, 
 todos os diários oficiais da Casa vêm sendo produzidos e publicados 
 on-line pela Imprensa Oficial do Estado.
 A Mesa Executiva também determinou o controle da presença dos 
 funcionários, sejam eles efetivos ou comissionados, por meio de ponto 
 biométrico, que faz a leitura de digitais. Os deputados também passaram 
 a ter a presença controlada durante as sessões plenárias. Quem não 
 comparece às votações tem o dia descontado.
 Plauto lembrou que também foi feito o recadastramento dos servidores 
 efetivos e reduzido o número de funcionários comissionados. Dos 360 
 cargos de comissão que existiam até o dia 31 de janeiro, data em que 
 houve a exoneração de todos os trabalhadores comissionados do setor 
 administrativo da Casa, apenas 99 foram preenchidos. Também foram 
 extintos 114 cargos nas comissões permanentes.
 “Outra medida importante foi a revisão de todos os contratos existentes 
 na Assembleia. Os que estavam vencidos vêm sendo licitados e os ainda 
 vigentes foram renegociados para buscar a redução de custos”, comentou. 
 Com a revisão dos 38 contratos existentes quando a nova Mesa Executiva 
 assumiu o comando da Casa foram economizados R$ 232 mil.
 O deputado lembrou ainda que toda a compra de equipamentos, materiais e 
 produtos necessários para o funcionamento da Assembleia está sendo feita 
 por meio de pregão eletrônico, através do site da Bolsa de Mercadorias, 
 o que garante uma redução de custos de no mínimo 30%. “Além disso, esse 
 sistema garante a transparência e a lisura de todo o processo”.
 Plauto falou ainda do corte dos super-salários e da definição de um 
 teto salarial para os funcionários. “São ações concretas colocadas em 
 prática com pulso firme para reduzir gastos e dar segurança aos cidadãos 
 paranaenses”, disse. Segundo o deputado, a adoção de todas as medidas 
 está sendo possível graças ao apoio de todos os deputados.

11 de maio de 2011

Toto diz ser vítima de perseguição política

Em entrevista concedida a um jornal regional, o prefeito Antonio El Achkar comentou a representação apresentada na Câmara Municipal dizendo que a ação não passa de perseguição política.
Toto disse ainda que todas as contratações foram feitas de forma regular e que sua administração não cometeu nenhum deslize no processo que as originou. Questionado sobre a adoção de medidas que pretende tomar diante da denúncia, o prefeito disse que irá esperar a justiça se manifestar sobre o caso, mas que, desde já, pensa em pedir reparação por danos morais junto a seus autores.
A matéria publicada no dia de hoje não falou da Ação Popular movida contra El Achkar, limitando-se apenas a narrar detalhes sobre a representação que foi feita junto ao legislativo. Sobre a decisão liminar proferida pelo juizado local que determinou a suspensão dos serviços por parte da empresa que pertence a nora do prefeito, nada foi publicado.
Depois do episódio das diárias, a comunidade aguarda agora o desenrolar de mais esse escândalo envolvendo atos do prefeito municipal.

9 de maio de 2011

Prefeito contrata nora por R$ 168 mil

O prefeito Antonio El Achkar, o Toto, contratou sua nora no final do mês de março para prestar serviços odontológicos até o final de 2011. Com o contrato, a empresa MSM Serviços Odontológicos, de propriedade de Michelle Simão Martins El Achkar, que é casada com o Secretário Municipal de Relações Institucionais Antonio El Achkar Filho, receberia polpudos R$ 17,5 mil mensais.
Com farta documentação levantada desde o início do processo que terminou com a contratação da MSM, uma ação popular foi protocolada no Juízo da Comarca de Piraí do Sul, assinada pelos irmãos Júlio e Pedro Dalcol e por Tânia Regina Dátola de Mello.
A juíza da Comarca concedeu liminar suspendendo o contrato, os empenhos e pagamentos em favor da empresa da nora do prefeito até que a ação seja julgada.
Uma das consistentes provas que auxiliaram na decisão preliminar do juizado foi a apresentação do endereço de atuação da empresa que consta na Receita Federal (CNPJ) e na Junta Comercial do Paraná - Av. 5 de Março, 377 -, que coincidentemente trata-se de imóvel pertencente ao próprio prefeito Toto.


As informações completas sobre a ação - que também foi apresentada na Câmara na noite de hoje - vocês poderão conferir na edição impressa da Gazeta de Pirahy que vai às ruas na próxima segunda-feira, dia 16.

7 de maio de 2011

FUTSAL - Em sua melhor atuação, Fórmula por por pouco não segura líder da competição

Jogando em casa pela terceira rodada do grupo A da Série Bronze do Paranaense de Futsal, o Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira fez sua melhor partida desde que iniciou a competição.
O adversário desta noite, Ivaí/Prefeitura Municipal de Ivaí/Kadesh, defendia a liderança da chave após ter somado seis pontos em suas duas primeiras partidas, vitórias que lhe renderam o melhor aproveitamento do grupo até o início da rodada desse final de semana.
Diferentemente do que aconteceu no primeiro jogo que a equipe piraiense fez em casa, quando a defesa se apresentou vulnerável diante dos contra-ataques da equipe da Assifusa/Irati, o Fórmula entrou em quadra com mais disposição e firmeza em seu setor defensivo, o que dificultou a atuação da boa equipe do Ivaí. Após levar o primeiro gol dos visitantes, os piraienses foram para cima e empataram a partida, dando números finais ao primeiro tempo.
O equilíbrio permaneceu na segunda etapa até que em um vacilo da defesa Ivaí ampliou o placar: 2 a 1. Minutos mais tarde, numa bela jogada do artilheiro da noite, Alisson, o Fórmula empatou a partida e deu esperanças a sua torcida que poderia obter sua primeira vitória na competição, fato que não ocorreu porque numa tabelinha bem feita pelos jogadores do Ivaí a equipe visitante chegou ao terceiro gol da noite, fechando o placar em 3 a 2.
O próximo jogo do Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira em casa acontecerá no dia 21, com início as 20h00, contra o União Arapoti Futsal.

5 de maio de 2011

Filha do prefeito de Jaguariaiva é presa

A filha do prefeito de Jaguariaiva foi presa em flagrante no início da noite de terça-feira, quando tentava fazer compras em uma loja, em um shopping de Curitiba, usando documentos que ela mesma havia furtado de uma conhecida.
Renata Baroni só foi presa porque as gerentes da loja, junto com a financeira que libera o crédito, entraram em contato com a vítima e descobriram o golpe. A polícia foi chamada e encaminhou a moça ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), onde foi autuada por estelionato e falsidade ideológica, pelo delegado Geraldo Celezinski.
Há mais de um ano, Janaina Rosalinda Spadini Bassani, funcionária da Justiça Federal, teve a carteira, com todos os documentos, furtados. O crime aconteceu quando comemorava o aniversário de uma amiga, em uma casa noturna, no Batel.
Ela registrou boletim de ocorrência e tinha feito novos documentos. Janaina disse que ficou surpresa, pois Renata era amiga em comum da aniversariante, havia sentado ao seu lado, e quando se deu conta que estava sem a carteira, Renata se ofereceu para pagar a conta.

Caixa

Juliana Fernandes, gerente da loja, disse que Renata se apresentou como se fosse Janaina, e apresentou comprovante de endereço, extratos bancários e até a funcional.
“As duas são loiras, mas eu havia percebido alguns traços diferentes. Com a negativa da empresa de crédito, entramos em contato com a verdadeira Janaina”, explicou a gerente.
A gerente ficou conversando com a moça, tirou fotocópias, para dar tempo da polícia e da vítima chegarem no local. “Ela já estava saindo, mas nem ficou surpresa. Fez uma ligação e acompanhou os policiais, como se nada tivesse acontecido”, completou Juliana. Renata confirmou que é filha do prefeito Otélio Renato Baroni, de Jaguariaiva.

Fonte: Paraná Online

3 de maio de 2011

PARA PENSAR - A evolução do ensino da matemática

Boa noite a todos.

Olhando o exemplo abaixo, que serve simplesmente para nossa reflexão, podemos perceber que infelizmente o Brasil apresenta um sistema educacional que preza tão somente os números, estatística (favorável aos governos, é claro) pura.
Foi-se o tempo em que tínhamos aulas de OSPB e Educação Moral e Cívica. Atualmente os exemplos maiores de patriotismo na visão de nossos jovens ou está associado a torcer pela seleção brasileira de futebol ou quando cantam o hino nacional (isso para aqueles que sabem cantá-lo). É triste ver a realidade caminhando para esse rumo, quando se prega aos profissionais de educação que "todos os alunos têm de passar de ano ao final de cada ano". E ponto!
E isso para que? Para termos uma população que não incomode, critique e pense. Para que a criticidade não os atrapalhe no nobre exercício de deturpar os valores morais e éticos com os quais nossos representantes deveriam nos honrar.
Torço para que isso mude. 
Enquanto não muda, podemos apenas torcer.
Lendo o texto abaixo - feito em tom de brincadeira, obviamente - podemos associá-lo de alguma forma a realidade. Boa leitura!

Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à  balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

 1. Ensino de matemática em 1950:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
 
 2. Ensino de matemática em 1970:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
 
 3. Ensino de matemática em 1980:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?


 4. Ensino de matemática em 1990:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


 5. Ensino de matemática em 2000:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
 Está certo? ( )SIM ( ) NÃO
 
 6. Ensino de matemática em 2009:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
 
 7. Em 2012 vai ser assim:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$  20,00. (Se você é afrodescendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( ) R$100,00

2 de maio de 2011

Sandro Alex propõe ampliação de benefício para micro e pequenas empresas

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/11, do deputado Sandro Alex (PPS-PR), que amplia o benefício do parcelamento de débitos de micro e pequenas empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou com a Fazenda federal, estadual ou municipal, com vistas ao ingresso ou reingresso no Simples Nacional. O projeto inclui entre os beneficiários as empresas que tenham dívidas com vencimento até 31 de julho de 2011. A proposta altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), que hoje prevê, para ingresso no Simples Nacional, o parcelamento, em até 100 vezes, das dívidas com vencimento até 30 de junho de 2008. "Com a medida, abrimos uma nova oportunidade para que milhares de microempresas e empresas de pequeno porte se beneficiem desse instrumento", acredita Sandro Alex. Além da ampliação proposta, o projeto autoriza o reingresso no Simples de empresas que haviam sido excluídas do sistema, o que é vedado atualmente. Conforme o texto, as microempresas e empresas de pequeno porte que tiverem sido excluídas em razão de dívidas poderão solicitar novo enquadramento nas condições a serem estabelecidas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. Sandro Alex ressalta ainda que o projeto está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00), pois não propõe a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária que implique renúncia de receita. "Na verdade, propomos a ampliação de um tratamento diferenciado, o que acarretará um fluxo positivo de receita aos entes federativos", explica. Tramitação O projeto tramita apensado ao PLP 25/07, que também prorroga o prazo de parcelar os débitos de empresas optantes do Simples Nacional. As propostas serão analisadas em regime de prioridade pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação (inclusivo no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

1 de maio de 2011

Blog lança sua primeira enquete

Iniciamos hoje uma série de enquetes que deverão acontecer nesse espaço como forma de aumentar a interatividade entre os leitores e propiciar maior aproximação entre os que utilizam este espaço como canal de informação.
A primeira pergunta a ser respondida é: O que você achou da Piraí do Sul Expotrade?
Nas próximas enquetes começaremos a distribuir brindes, como ingressos aos melhores shows da região, além de algumas outras surpresas.
Participe dando sua opinião.Ela é de extrema importância para o nosso trabalho.