3 de maio de 2011

PARA PENSAR - A evolução do ensino da matemática

Boa noite a todos.

Olhando o exemplo abaixo, que serve simplesmente para nossa reflexão, podemos perceber que infelizmente o Brasil apresenta um sistema educacional que preza tão somente os números, estatística (favorável aos governos, é claro) pura.
Foi-se o tempo em que tínhamos aulas de OSPB e Educação Moral e Cívica. Atualmente os exemplos maiores de patriotismo na visão de nossos jovens ou está associado a torcer pela seleção brasileira de futebol ou quando cantam o hino nacional (isso para aqueles que sabem cantá-lo). É triste ver a realidade caminhando para esse rumo, quando se prega aos profissionais de educação que "todos os alunos têm de passar de ano ao final de cada ano". E ponto!
E isso para que? Para termos uma população que não incomode, critique e pense. Para que a criticidade não os atrapalhe no nobre exercício de deturpar os valores morais e éticos com os quais nossos representantes deveriam nos honrar.
Torço para que isso mude. 
Enquanto não muda, podemos apenas torcer.
Lendo o texto abaixo - feito em tom de brincadeira, obviamente - podemos associá-lo de alguma forma a realidade. Boa leitura!

Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à  balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

 1. Ensino de matemática em 1950:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
 
 2. Ensino de matemática em 1970:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
 
 3. Ensino de matemática em 1980:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?


 4. Ensino de matemática em 1990:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


 5. Ensino de matemática em 2000:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
 Está certo? ( )SIM ( ) NÃO
 
 6. Ensino de matemática em 2009:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
 
 7. Em 2012 vai ser assim:
 Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$  20,00. (Se você é afrodescendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( ) R$100,00

Um comentário:

  1. Realmente fica difícil acreditar o quanto reduziu a capacidade de raciocínio lógico nos jovens, percebe-se o avanço em tecnologia, entretanto são incapazes de um simples cálculo.
    Em nossa época estudávamos a tabuada e fazíamos as 'continhas' com até 10 casas decimais e tínhamos que saber realizar a prova real e dos nove para certificar o resultado; hoje a maioria sequer sabe o que é isso.
    Solicito aos pais que exijam de seus filhos o estudo a tabuada e a prática das 'continhas' buscando cientificar os resultados.
    O ensino de hoje é voltado para saber o que querem que saibamos, mas não admitem que questionemos se tal coisa pode ser de outra forma é o verdadeiro jogo de marionetes.

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